Por Que e Como Vincular Nossas Ações aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Nosso planeta e, dentro dele, nossas cidades, estão diante de desafios econômicos, sociais e ambientais de magnitude crescente. Seu desenvolvimento está em risco. É preciso agir, se pretendemos reverter esse quadro.

A reversão desse quadro passa pela construção de sociedades e cidades, saudáveis e sustentáveis, ou seja, pela construção de sociedades e cidades nas quais um número cada vez maior de pessoas:

  • Possa viver do jeito que valoriza, de forma digna, satisfatória, próspera, prazerosa. E contribuindo para que todos possam fazer o mesmo.
  • Tenha acesso ao rico repertório cultural disponível no mundo, potencializando a criatividade social em benefício coletivo.
  • Se comprometa com a sustentabilidade da vida de cada um, de todos e do planeta, nossa Terra-Pátria.

Adotar o documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” da ONU, como parâmetro a seguir nesse sentido, é uma boa saída.

O documento resulta de compromisso, assumido pelos 193 países-membros da ONU, com medidas ousadas e transformadoras para promover o desenvolvimento sustentável até 2030, sem deixar ninguém para trás. Orienta a ação de 13.547 signatários do Pacto Global[1], no mundo inteiro. Ou seja, é produto de grande consenso internacional. E contém 17 objetivos, 169 metas de seguimento e 234 indicadores para medir seu alcance, em torno dos seguintes temas:

Para orientar ações individuais e empresariais na contribuição ao alcance dos ODSs, existem diversos documentos, como, por exemplo:

Em sendo assim, cada pessoa ou organização pode fazer a sua parte, tomando iniciativas ou elaborando e implementando projetos, de complexidade variada.

Minha contribuição é transformar o que os guias propõem em projetos factíveis, eficazes, com resultados mensuráveis.

Vamos nessa?

[1] O Pacto Global, principal canal da ONU com o setor privado, é uma iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras. Compromissos assumidos pelos signatários: 10 princípios universais, derivados de diversas Declarações Internacionais (Direitos Humanos, OIT, Corrupção, etc.)

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (www.unglobalcompact.org).

#objetivosdodesenvolvimentosustentavel #agenda2030 #ods #odsemfoco #pactoglobal #globalcompact #responsabilidadesocial #claudiapfeiffer #responsabilidadecorporativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Precisando de ajuda?
Olá! Estamos aqui para ajudar em caso de dúvidas...
http://sociosustentavel.com.br/por-que-e-como-vincular-nossas-acoes-aos-objetivos-do-desenvolvimento-sustentavel-ods